Tutoria online

O momento que estamos atravessando tem difícil para todos, no que diz respeito à saúde e à família, mas também quando se trata de trabalho e educação escolar em casa. Seguindo as recomendações atuais sobre distanciamento social e, percebendo o quanto é difícil para os pais continuar trabalhando e ajudar seus filhos com a educação, a Sitly agora oferece uma opção de tutoria online para facilitar a carga de trabalho dos pais.

Um(a) tutor(a) online ajuda as crianças com seus trabalhos escolares remotamente, seguindo as instruções da escola e oferecendo orientações por meio do aplicativo de chamada em vídeo chamada da sua escolha (Skype, Google Hangouts, Zoom). É fácil encontrar ou se tornar um(a) tutor(a) online com a Sitly - tudo o que você precisa é de conexão à internet e um software de chamada de vídeo.

Como encontrar um tutor(a) online ou oferecer serviços de tutoria online:
 
  1. Inscreva-se na Sitly. Indique se você precisa de tutoria ou se deseja oferecer seus serviços de tutoria online. Especifique que tipo de tarefas seus filhos têm na seção "Sobre".
  2. Filtre as pessoas que oferecem tutoria ou que estão à procura de tutoria online. Verifique seus perfis para saber a disponibilidade. Quando encontrar alguém adequado, envie uma mensagem.
  3. Encontrou alguém? Conversem por telefone ou chamada de vídeo para se conhecerem melhor. As crianças e o(a) tutor(a) online também podem se conhecer dessa maneira.

Como configurar uma sessão de tutoria online
  • Pais: certifiquem-se de que o(a) tutor(a) recebeu todo o material com antecedência, seja por e-mail, wetransfer ou Google drive. Você pode até enviar pelo Telegram ou Skype
  • Tutores: confira as tarefas antes do início da sessão, certificando-se de entender o que precisa ser feito.
  • Decidam sobre o aplicativo que vocês desejam usar para as chamadas de vídeo e instale-o. Leia mais sobre as opções gratuitas e como elas funcionam aqui :link.
  • Pais: Certifiquem-se de que seu filho tenha um local tranquilo para estudar. Se possível, use fones de ouvido com cancelamento de ruído. Eles são ótimos pata manter seu filho focado na lição de casa.
  • Tutores: Durante a sessão, alterne entre realizar as tarefas e permitir que a criança trabalhe independentemente. Procure tornar o dever de casa divertido e envolvente, e não se esqueça de elogiar e encorajar a criança.
  • Avaliem após as primeiras sessões e mantenham-se informados sobre o progresso da criança; não hesite em fazer perguntas ou sugerir recomendações para melhorias.

Qual aplicativo de chamada por vídeo devo usar?

Existem muitos aplicativos gratuitos que você pode usar para realizar a tutoria online, como Skype, Zoom, Google Hangouts, Facetime.

Como usar esses programas

Skype
(compatível com Mac, tablet e PC. Grátis para usar.)

Como instalar:
 
Como começar:
  • Chamadas e mensagens: procure o nome de usuário do pai/mãe ou do(a) tutor(a) online na barra de pesquisa. Clique na pessoa a partir da lista e faça a chamada!
  • Compartilhando arquivos / documentos escolares: você pode usar o ícone de bate-papo para abrir a tela de conversa. Lá, você pode enviar links e anexar arquivos usando o ícone de clipe de papel.
  • Compartilhando sua tela: às vezes isso é útil quando as crianças estiverem fazendo a lição de casa pela internet. Essa função permite que você compartilhe qualquer coisa que esteja na sua tela - materiais de ensino online, sites, vídeos e qualquer coisa que você digitar na própria tela em um documento de texto. Comece pressionando o botão "Compartilhamento de tela". Na versão para celular, você precisa tocar no ícone com três pontos e, em seguida, no botão "Compartilhamento de tela".
Zoom
(compatível com Mac, tablet e PC. Grátis para usar.)

Como instalar:
  • Inscreva-se para uma conta gratuita do Zoom em https://www.zoom.us
  • Use o Zoom no seu navegador quando fizer login na sua conta em https://www.zoom.us ou faça o download do aplicativo na Apple App Store ou no Google Play Store
     

Como começar:
 
  • Depois de fazer login, clique na seta para baixo e selecione "Iniciar com vídeo" e, depois, em "Nova reunião". Clique no botão "Convidar" na parte inferior da tela e escolha convidar um participante por e-mail ou link de URL.
  • Chamadas e mensagens: depois que o participante aceitar seu convite por email ou clicando no link, uma reunião é iniciada em uma sala de reuniões virtual. O Zoom oferece chamadas gratuitas, com a capacidade de participar a partir de um número de telefone celular comum.
  • Agendamento de aulas: o portal Web da Zoom permite enviar convites para participar de uma aula diretamente nos e-mails dos alunos, com ID e senha da reunião personalizados. Há também a opção de fazer convites recorrentes.
  • Compartilhamento de tela: selecione o botão "Compartilhar tela" na parte inferior da sala de reuniões. Em seguida, opte por compartilhar toda a área de trabalho, o desktop, um quadro em branco ou um arquivo individual de um local específico no seu computador (ou dropbox / GoogleDocs).
     

Google Hangouts 
(compatível com Mac, tablet e PC. Grátis para usar.)

Como instalar: 
  • Acesse https://hangouts.google.com ou abra o Hangouts no Gmail a partir do menu suspenso no canto superior direito
  • No topo, clique em ’Nova conversa’
  • Insira e selecione um nome/e-mail

Como começar:
  • Chamadas e mensagens: clique em "Chamada de vídeo". Isso abrirá um novo "Hangout". Um pop-up solicitará que você adicione o endereço de e-mail dos pais ou do(a) tutor(a). Um convite será enviado por e-mail a essa pessoa. Quando o convite for aceito, a pessoa será automaticamente inserida na chamada por vídeo.
  • Compartilhamento de tela: clique no botão "Compartilhamento de tela" na barra de menus na parte superior. Uma nova janela será exibida, na qual você pode selecionar a tela que deseja compartilhar. Clique no botão "Compartilhar tela selecionada". Isso permite que você compartilhe qualquer coisa que esteja na tela - materiais de ensino online, sites, vídeos e qualquer coisa que você digitar na própria tela em um documento de texto.
  • Agendamento contínuo: totalmente integrado à sua conta do Gmail
     
Facetime
(compatível com Mac/iOS. Grátis para usar.)

Como instalar:  
  • Abra o aplicativo FaceTime no seu iPhone / iPad / Mac e entre com seu ID Apple ou faça o download do aplicativo FaceTime na Apple App Store
     
Como começar: 
  • Faça uma ligação telefônica pelo FaceTime pressionando o botão '+' e digitando o e-mail / número de telefone do tutor(a) ou do aluno. Se você tiver essa pessoa em seus contatos, digite o nome na janela de pesquisa
     

GoogleDocs 

Como instalar: 
 
  • Acesse https://docs.google.com ou faça login na sua conta do Gmail e selecione 'Documentos' a partir do menu suspenso no canto superior direito
  • No canto superior esquerdo, em "Iniciar um novo documento", clique em "Novo +" ou acesse docs.google.com/create para criar um novo documento imediatamente
     
Como começar: 
 
  • Compartilhe arquivos e pastas com outros usuários através de um convite por e-mail: clique em "Compartilhar" no canto superior direito do documento e digite um e-mail e uma mensagem sobre o documento que está sendo compartilhado. O convidado receberá um e-mail e poderá visualizar e editar o documento compartilhado, se tiver permissão.
  • Use o Google Docs como uma ferramenta de colaboração, assim como você normalmente usaria qualquer documento do Word